Recebemos mais uma "Newsletter do Observatório da Língua Portuguesa" cujo envio muito apreciamos.
Temo-lo afirmado várias vezes, esta temática da "Língua Portuguesa", politiquices à parte, é de suma importância para nós Portugueses.
Sendo a 3.ª Língua europeia mais falada no mundo, ela constitui-se como um veículo de eleição para a afirmação, não só de Portugal, mas de todas as nações que a utilizam.
Contam-se já em cerca de 250 milhões os falantes de Língua Portuguesa. Qualquer coisa de extraordinário mesmo!
É sabido de como a extensa comunidade linguística designada por CPLP se vem constituindo como pólo atrativo para muitos outros países que nela se revêem por motivos diversos e a ela gostariam de aderir.
Assim sendo, mais uma vez divulgo as atividades do "Observatório da Língua Portuguesa", a que aconselho vivamente uma visita, especialmente àqueles que não querem ficar alheios a matérias de tamanha importância.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
Inscrição
Conferência "Perspetivas da Língua Portuguesa"
A Língua Portuguesa é atualmente reconhecida como um dos grandes veículos de comunicação internacional e ocupa um lugar de referência como língua de trabalho em vários domínios. Entre diversas outras circunstâncias, contribuem para essa condição a afirmação e o dinamismo quotidianos dos seus 250 milhões de falantes com expressiva tradução, designadamente, nos panoramas cultural e científico e também no assinalável crescimento económico verificado em diferentes países da CPLP. Devido a isso, somos hoje a maior comunidade linguística do hemisfério sul e utilizamos o 3.º idioma europeu mais falado no mundo.
A conferência promovida em parceria com a Universidade do Minho integra-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa que visa contribuir para alavancar a participação da sociedade civil em prol da nossa língua comum, através da mobilização de especialistas, académicos e personalidades de incontornável relevância na CPLP. Estes eventos concretizam a estratégia definida nos Planos de Ação de Brasília e de Lisboa e ocorrem no momento em que se assinalam 800 anos sobre a data do primeiro documento oficial escrito em português.
O programa desta conferência contempla os mais recentes desenvolvimentos de alargamento da CPLP e enfatiza os laços históricos comuns entre a Galiza e Braga - durante largos séculos capital da romana Hispania Gallaecia e do Reino Suevo – na região onde nasceu a Língua Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário