quarta-feira, agosto 28, 2013

Língua Portuguesa no Sistema Mundial, Conferência


Nosso comentário:

Muito me honra receber informação de qualidade através do OLP (Observatório de Língua Portuguesa) no que à maravilhosa Língua de Camões diz respeito.
Desta vez divulgo a "II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial".
Oxalá que quem me lê, tal como eu, valorize este bem maior que urge preservar, defender e implementar, um bem que é pertença de cerca de duas centenas e meia de milhões de falantes por todo o mundo. Diga-se ainda que o interesse pela nossa Língua comum tem tendência a aumentar, não só pela dinâmica própria da CPLP, como também pelo interesse que muitos cidadãos de fora da CPLP manifestam, cada vez em maior número, de aprender a falar Português.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


  • II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial


    II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial







    A conferência está aberta a todos quantos estiverem interessados em assistir e participar nos trabalhos. Para tal, bastará preencher o formulário de inscrição em linha e pagar 25€, que dará direito ao certificado de presença.

    27-08-2013
    Objetivos
    II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Constitui o segmento inicial de uma reunião de Ministros da CPLP, destinada a avaliar, entre outros assuntos, o estado de execução do Plano de Ação de Brasília, aprovado em 2010, aquando da I Conferência.
    Trata-se de um evento que reunirá em Lisboa, a 29 e 30 de outubro deste ano, eminentes académicos dos países de Língua Portuguesa, para refletir acerca do Plano de Ação de Brasília, traçar os pontos de situação relativamente à sua implementação, e, através do foco no tema “Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação”, conhecer perspetivas e projetar ações atinentes à relação entre a Língua Portuguesa e a divulgação do conhecimento e da inovação por todo o mundo.
    A organização desta Conferência resulta de um consórcio entre três Faculdades de Letras e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com centros de investigação em linguística (Universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto e Universidade Nova de Lisboa), todas representadas na Comissão Organizadora, de modo a conferir à sua preparação uma base académica de nível nacional.
    Sendo seu objetivo avaliar a implementação do Plano de Ação de Brasília, nela se retomará, como elementos estruturais, as grandes secções desse plano, a que se acrescentarão temas debatidos em sucessivas reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
    Assim os eixos temáticos da Conferência serão os seguintes:
    A Conferência contará com a presença de eminentes pensadores e oradores sobre as questões que aproximam as ideias da Língua Portuguesa daquelas que se prendem à inovação, ao desenvolvimento, à difusão e à aplicação do conhecimento; terá ainda a participação alargada da sociedade civil, através de eventos paralelos, de natureza política, cultural, económica ou mediática, emanados de várias organizações, associações e Ordens profissionais.

quinta-feira, agosto 22, 2013

Dívida Pública porque cresces com austeridade?


Nosso comentário:

É muito difícil encontrar uma ponta por onde se pegue na atual governação.
Nós sinceramente bem gostávamos que assim não fosse.
Que para além dos cortes cegos e pouco mais que isso, houvesse visão política, inteligência, dinâmica, vocação para bem servir os interesses dos portugueses.
Mas não.
Falta tudo a este conjunto de ministérios comandados não se sabe bem por quem. Conjunto de ministérios esse que vai mudando ao sabor dos ventos, num governo que começou por fazer a apologia de um "governo pequeno"em ministérios.
Acabou por ser pequeno em ministérios e também em obra.
Por isso mesmo tem vindo a crescer, a mudar, a conceder mordomias, a meter os pés pelas mãos e as mãos pelos pés a toda a hora. 
Sem norte!
Agora está um governo grande. Aumentou o número de pastas, distribuíram-se novas competências na recente lei orgânica, os resultados é que continuam pequeninos.
Sobre estes resultados pequeninos, de quem tanto prometeu antes de ser eleito, chamo a atenção dos estimados leitores para o sítio do poço sem fundo onde a dívida pública já vai... isto apesar dos tais cortes chorudos em todo o dinheirinho que mexe e que não mexe. Cortes em tudo o que é direito adquirido. Cortes no Serviço Nacional de Saúde. Cortes na Educação. Cortes na Segurança Social. Despedimentos...
O resultado é o que se vê na notícia abaixo.
Parece certa a tese de que a receita para o país de austeridade em cima de austeridade, só pode destruir Portugal. Acabar com os circuitos naturais da economia pelo fechar da torneira do dinheiro, do investimento, do emprego.
Já se viu um rio correr se lhe cortarem a água na nascente? assim este país está: como um rio que seca à nascença, sem confiança, sem incentivo, sem liderança que mobilize os portugueses, sem se vislumbrarem soluções sérias e credíveis que mudem o rumo das coisas.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


A dívida pública portuguesa voltou a aumentar, superando os 130% do produto interno bruto (PIB), no final de Junho. Em termos nominais, o valor supera os 214 mil milhões de euros, ultrapassando, em ambos os casos, as metas acordadas com a troika.

A dívida pública atingiu os 131,4% do PIB no final do primeiro semestre deste ano, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal através do Boletim Estatístico.

Este valor compara com a estimativa de 122,9% incluída na última avaliação da troika às contas nacionais para o final deste ano. 

Em termos nominais, a dívida nacional atingiu os 214,57 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 1,43% face ao primeiro trimestre do ano, altura em que a dívida cresceu para os 211,5 mil milhões de euros.

Comparando com os números que constam na sétima avaliação do programa de ajustamento português, este número supera as estimativas para o acumulado do ano, cuja previsão é de 202,1 mil milhões de euros para este ano.

Considerando a dívida líquida de depósitos da administração central, a dívida nacional cresceu de 115,8% no primeiro trimestre para 118,4% no final de Junho. Em termos nominais, este indicador encontra-se nos 193,3 mil milhões de euros, segundo os dados do Banco de Portugal.

Esta tendência de aumento foi transversal a todos os segmentos que são contabilizados. Entre as empresas públicas verificou-se um aumento de 28,8% do PIB para 29,5%, entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.

quarta-feira, agosto 21, 2013

Menos alunos, menos professores, menos Portugal...


Nosso comentário:


O aproximar das eleições autárquicas em Portugal e a necessária captação de votos, faz com que o governo exiba argumentos otimizados por si próprio, vendendo gato por lebre, argumentos que só à lupa conseguem entender-se como positivos.
Hoje deixo uma notícia divulgada pela agência Lusa. Notícia aliás bem preocupante, tendo em conta os factos que apresenta no concernente ao estado da educação e sua degeneração a toda a velocidade.
Fala-se muito em favorecimentos de entidades escolares privadas por parte do Ministério da Educação, parece que este Ministério terá de responder em tribunal por isso mesmo. 
Por um lado, haverá dinheiro público para dar a privados, ao invés, queixam-se as escolas públicas de redução de orçamentos que lhes tornarão a vida bem dificultada.
Contradições e leituras do atual sistema político que teima em buscar todas as desculpas possíveis e mais algumas à conjuntura difícil que atravessamos, para impor um caminho que arquitetou como sendo o único caminho para os portugueses (repare-se, único, embora vivamos em democracia...)
Enfim, tardam medidas sérias que devolvam a confiança a todos nós, com inovação, com imaginação, com liderança credível, com mais equidade na distribuição dos sacrifícios, com respeito pela Lei Fundamental da Nação.
Insiste-se em cortes e mais cortes pura e simplesmente. 
Cortes cegos e sem escrúpulos. 
Cortes esses que qualquer merceeiro mediano seria capaz sem esforço de implementar com iguais ou até melhores resultados.
Quanto aos custos com que o faria não tenho dúvidas de que seriam indubitavelmente menores.
Dito isto, deixo-os com os números a que eu chamo de confirmação de uma "marcha à ré", tão do agrado deste executivo. O que é pena!
Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Lusa, terça-feira‎, ‎20‎ de ‎agosto‎ de ‎2013

"Como a Fenprof sempre afirmou, não há professores a mais nas escolas. O que há, com as atuais políticas de redução e corte cego, é cada vez menos escola", sublinha a FENPROF, em comunicado veiculado após a divulgação de estatísticas do Ministério da Educação e Ciência do ano letivo de 2011/12.
Os números, avançados pelo jornal Público, indicam uma redução de 13.000 alunos comparativamente com o ano letivo anterior, apesar de "se verificar um ligeiro aumento no 3.º ciclo do ensino básico e, sobretudo, no secundário".
"A mais na Educação não estão os professores, mas uma equipa ministerial e um Governo que decidiram destruir a escola pública e o futuro de milhares de crianças e jovens, no quadro da derrocada que estão a tentar provocar a Portugal e à Democracia que Abril recuperou e a Constituição da República consagra", pode ler-se no comunicado.

A Fenprof considerou que "fica provada a fragilidade do argumento" de redução do número de alunos "para justificar a brutal redução do número de professores nas escolas".
"Recorda-se que, de janeiro de 2011 a junho de 2013, o número de professores contratados foi reduzido em mais de 20.000, aposentaram-se cerca de 9.000 professores e o número de professores sinalizados com horário-zero passou dos 13.000 em agosto de 2012 para 18.000 em agosto de 2013", referiu a Fenprof.
Salientou a estrutura sindical que "é fácil compreender que um decréscimo de 20.000 alunos nunca se poderia traduzir numa redução de 47.000 horários de trabalho de professores", pelo que constitui "mais uma trapaceira manipulação estatística" de "mais de dois professores por cada aluno o que significaria, em média, uma relação de um docente por 0,5 aluno.
"Menos 20.000 alunos, ainda que em turmas de 20 alunos – recorda-se que o MEC impôs até 26 e 30 alunos por turma, respetivamente no 1.º ciclo do ensino básico e nos 2.º e 3.º ciclos e secundário – daria uma redução do número de professores na ordem dos 1.000", acentuou a Fenprof.

domingo, agosto 18, 2013

Beijo de vitória ou símbolo de protesto?


Nosso comentário:


O mundo está a mudar e muito. Na verdade parece muitas vezes querer andar para trás, como é o caso do Portugal atual.
Vemos por exemplo desrespeitar-se a Constituição da República, ir-se quase ao ponto de se dizer ser essa Lei Fundamental do Estado a grande responsável por não se poder fazer maior mal ainda aos coitados dos portugueses...
Que chatice!
Querem, os que governam, implementar mais despedimentos, roubar mais os pensionistas, baixar salários, aumentar a carga fiscal, levar o país a um empobrecimento cada vez maior, a um beco sem saída...
E para os condutores deste barco sem leme, pasme-se só, a Constituição da República não deixa.
Uma vergonha!
Infelizmente as facadas nas democracias são cada vez mais descaradas. Derrubam-se governos democraticamente eleitos, retorna-se a imagens e conceitos mediaticamente exibidos diariamente que se cuidava estarem desde há muito ultrapassados.
Depois os democratas que assistem impávidos e serenos a este rasgar de princípios democráticos, que não se espantem se lhes caírem novas ditaduras e ditadores em cima.
Que as liberdades conquistadas com grande determinação, luta e empenho lhes sejam tiradas, com os direitos, deveres e garantias de quem governa e é governado, profundamente abalados.
Todavia estou em crer que o mundo não andará para trás. Em boa verdade e olhando a história, o processo histórico é imparável.
Pode haver uns solavancos, uns estremecimentos como quando viajamos em estradas esburacadas ou nos aviões em poços de ar... mas serão só uns solavancos, depois a roda do tempo continuará a rodar. O mundo continuará a avançar.
A notícia que transcrevo abaixo, do site "esquerda.net", à parte a polémica compreensível que ainda representa para muitos cidadãos, pode servir de reflexão sobre os tempos contraditórios que vivemos.
 
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
 

Beijo da vitória torna-se símbolo contra a discriminação LGBT na Rússia

A imagem do beijo de duas atletas russas no momento de receberem a medalha de ouro na estafeta de 400 metros dos Mundiais de Atletismo em Moscovo está a dar a volta ao mundo. Muitos viram nele apenas uma saudação mais afetuosa, mas já se tornou no maior protesto simbólico contra a legislação anti-homossexual aprovada por Putin.
Saudação afetuosa ou ação de protesto? Qualquer que seja a resposta, esta é a imagem que vai ficar na história dos Mundiais de Atletismo de Moscovo. Foto Reuters
A fotografia da Reuters, tirada no pódio onde se encontravam as quatro atletas vencedoras da prova, ficará na história desta competição. Duas das vencedoras, Kseniya Ryzhova e Tatyana Firova, beijaram-se na boca, e o que noutras circunstâncias seria visto como um gesto de celebração mais efusiva, tornou-se inevitavelmente um sinal de protesto contra a repressão que é cada vez mais visível, inclusive nesta competição, contra a comunidade gay e lésbica por parte do governo. Durante a semana, as declarações de outra atleta - Yelena Isinbayeva, embaixadora olímpica para a juventude - voltaram a abalar os participantes nos mundiais de atletismo, ao criticar os atletas que tomaram posição contra a lei discriminatória aprovada em junho e em defesa da tolerância e diversidade.
A lei promovida por Putin visa proibir a "propaganda homossexual dirigida à juventude" e está escrita de modo suficientemente vago para poder criminalizar com penas de prisão qualquer ato, informação ou opinião que possa entrar em conflito com os valores da "família tradicional russa". Ou seja, mesmo estas duas atletas, que no sábado eram heroínas nacionais com a melhor marca do ano na sua modalidade, correm o risco de ser presas por causa do beijo da vitória, que é expressamente proibido na lei.
Tal como os Mundiais de Atletismo que terminam este domingo em Moscovo, também os Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano na cidade russa de Sochi estão marcados pela polémica que opõe os valores do desporto e da não-discriminação à repressão cada vez maior sobre a comunidade LGBT na Rússia. Aparentemente, o Comité Olímpico Internacional tem recebido mensagens díspares de responsáveis russos sobre se a lei será ou não aplicada aos atletas.
Neste clima, começam a levantar-se vozes a favor do boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno. O ator britânico Stephen Fry tomou a dianteira e já dirigiu esse pedido ao primeiro-ministro David Cameron. Para o ator, permitir a organização dos Jogos na Rússia de Putin só tem comparação na autorização para Hitler organizar os Jogos em 1936 na Alemanha nazi. 
Também o tetracampeão olímpico de saltos para a água, Greg Louganis, deu voz ao protesto entregando na sede do Comité Olímpico Internacional, na Suíça, uma petição com 320 mil assinaturas a pedir a condenação das leis anti-homossexuais russas. O próprio Barack Obama foi forçado a intervir na polemica no início da semana, dizendo estar convencido que Putin e a Rússia "compreendem que para a maior parte dos países participantes nos Jogos Olímpicos não é tolerável que os gays e lésbicas sejam tratados de maneira diferente".

quinta-feira, agosto 15, 2013

Desde o Brasil, "Um Ser Amor"


Nota breve do autor do blogue:

A Paula Fernandes escusa apresentações.
De qualquer maneira sempre digo que é a cantora brasileira da atualidade de maior sucesso.
Como todos sabemos o Brasil é uma enorme nação irmã que fala a Língua de Camões.
Esta bonita e talentosa cantora nascida no Estado de Minas Gerais, Brasil, canta e encanta nessa Língua de Camões que todos os leitores do blogue conhecem, percebem, falam.
Essa Língua maior, que se encontra entre as primeiras línguas mundialmente faladas, e que une mais de 230 milhões de pessoas em todo o planeta.
"Um Ser Amor" é o último trabalho de Paula Fernandes, pelo que faço uma pequena homenagem à cantora, também compositora, música e poetisa, divulgando o vídeo que visionei e de que gostei muito.
Oxalá os estimados leitores apreciem o gesto neste dia feriado em Portugal, um dia quente quente de Verão, em que curiosamente meus pais, infelizmente já falecidos, fariam anos.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



ESTREIA! Veja o lyric video do sucesso "Um Ser Amor"!

Caso não consiga ler, clique aqui.
GO MUSIC! - Fique por dentro do Universo da Música
Acompanhe também nosso Canal de Vídeos e Redes Sociais:
YouTubeFacebookTwitter
Novo lyric video da Paula Fernandes!
Clique aqui e assista!
UMG

terça-feira, agosto 13, 2013

Welcome to Soundcloud...


Breve nota do autor do blogue:


Para quem gostar de música, ou mais do que isso, gostar de sentir novidade, inovação, dentro dessa temática, deixo-lhes o link do SOUNDCLOUD.
Nós próprios entrámos, ouvimos música, comentámos e gostámos.
Sem qualquer cariz publicitário, impressionou-nos pela positiva este SOUNDCLOUD.
Experimente também o estimado leitor.
Tem até a possibilidade de visionar a foto que usar nas redes sociais, junto a todos os que gostarem da música que escolheu, bem como o seu comentário destacado.
Fantástico!
Continuação de óptimas férias,

 António Esperança Pereira



Welcome to SoundCloud:

Hey,
Welcome to SoundCloud, the best place on the web to hear the world's sounds. Get ready to discover new music & audio, connect with the SoundCloud community, and share the sounds you love the most with your followers.
Please confirm your email address by clicking this link and you're ready to go.
Here's how to get started:

  • Find friends and artists you like, and follow them to hear their music & audio and find out what sounds they're playing.
  • Like the sounds you love the most, and repost them for everyone else to hear.
  • Curate your own sets to share whole collections of sounds, or repost sets made by other community members.

Head over to our Help Centre if you have any questions.
Forgot your password? No problem, reset it here.
Have fun!
The SoundCloud Team

domingo, agosto 11, 2013

Judite separada de Seara?


Nota do autor do blogue:

Em ritmo de férias, em que o quotidiano de cada um fica alterado, também a minha atividade e consequentemente a do blogue são afetadas.
De qualquer maneira não deixo de ir acompanhando quanto baste os desenvolvimentos noticiosos deste nosso país em Agosto.
Por sinal um Agosto quente quente que convida a fazer pouco ou de preferência, nada fazer. Aliás tal como fazem o elenco governativo e seus pares!
Hoje mesmo os termómetros  em Lisboa aproximaram-se dos 40 graus centígrados o que causa real mossa no cidadão comum...
Para além dos incêndios do costume nesta época do ano, há também a registar a ida a banhos, famílias e empresas insolventes, as usuais roubalheiras da governação, os ricos e os pobres, os emigrantes e os imigrantes, os que nascem e os que morrem, os que casam e os que descasam.
É a este último caso que presto hoje a minha atenção especial, vindo aqui ao blogue quase em passo de corrida, para registar o noticiado acontecimento: 
Trata-se da separação de Judite de Sousa do marido, o controverso candidato à Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Seara.
Ora aí está uma notícia bem bombástica para entreter os tempos mentais mais deprimidos das nossas cabecinhas quentes de Agosto.
Com os desejos de continuação de boas férias,


 António Esperança Pereira


Casal Judite de Sousa separada de Seara
A jornalista e pivô da TVI, Judite de Sousa, estará separada do candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Fernando Seara, avança a revista Flash.
Judite de Sousa separada de Seara

De acordo com a edição deste sábado da revista Flash, Judite de Sousa e Fernando Seara estarão separados, embora ambos mantenham a ruptura em segredo.
Aquela publicação dá conta de que o casamento de 10 anos entre a jornalista da TVI e o autarca de Sintra, que concorre pelo PSD à Câmara de Lisboa, não resistiu “às solicitações” do político.
O casal ainda partilhará a mesma casa, fazendo, porém, vidas autónomas, conta a Flash.
Ainda segundo aquela revista a pivô tem-se refugiado dos amigos para ultrapassar o fim da relação com Seara.

sexta-feira, agosto 02, 2013

Violador de 89 anos posto em liberdade!


Nota do autor do blog:


As férias trazem alterações profundas nos hábitos das pessoas, designadamente nestes hábitos mais modernos, como o "quase vício" do uso da Internet.
Chega a doer não encontrarmos aquele amigo numa rede social, ou não receber aquele mail que é costume receber...
Muitos até lhes custa ir de férias só por pensarem que as mesmas representam privação na utilização destes vícios novos.
Por isso se encurtam férias.
Por isso o aumento exponencial de oferta de Internet móvel que minimize os custos pessoais de ausência de virtualidade em tempo de férias.
Sem julgamentos de "ser melhor" ou "ser pior",  a verdade é que não sabemos já viver sem estas tecnologias.
Perderam-se as relações de proximidade, as relações "face to face".
Depois cuidamos que somos salvos dessa perda de relações próximas através de coleccionismo de amigos virtuais, essa intensidade tantas vezes stressante de hiper-actividade on-line.
Pura ilusão.
Estamos a cair numa nova verdade, quiçá uma grande armadilha, a que eu posso chamar de "solidão acompanhada de multidões invisíveis, falsas e não falsas".


PS. Tinha no meu email esta história de humor alentejano. Partilho como recebi, esperando que gostem. Votos de óptimas férias,

António Esperança Pereira




Os alentejanos são um grande povo!


Ti Zé Amolador, homem de Beja já com 89 anos, de bengalinha de cabo de bronze aparecia nas conversas de má língua no bancos do Jardim de Beja, junto ao Coreto, e logo às 9 horas, quando o portão se abria.  Ali a velhada aparecia para ouvir cantar a passarada, falar dos verdadeiros e falsos engates do passado,  discutir os problemas mundiais e até dizer mal do Governo, coisa que sabiam bem fazer todos...
Um dia o Ti Zé deixou de aparecer e ninguém sabia o que lhe tinha acontecido! Nas páginas do Diário do Alentejo a fotografia não vinha, era sinal que estava vivo. Mas pra onde fora o compadre?
Passados que foram uns 30 dias lá apareceu, arrastando a bengalinha e com ar lavado de boa disposição... 

- Câ aconteceu a vomecê que esteve tanto tempo sem apareceri?
- Estive na Pensão do Maragata, que é a prisão de Beja como vomecês bem sabem... 
- Na Cadeia?  Por que motivo?


- Nâ foi de passeio, nâ senhor, foi memo no xelindró, lá dentro na masmorra, fechado com aquelas grandes chavonas, se calhar com medo que eu fugisse... 
- Vomecês  conhecem  a  Maria Catarina, aquela loiraça boazona comó milho, da padaria que eu vou de vez em quando  comprar um panito?
- Claro que conheço, disse um deles - atão até tenho a vista deste lado mais cansada  de tanto olhar prás pernas da gaja...  então e daí?
- Bem, atão ná é que a magana foi à Polícia e denunciou-me por lhe ter saltado prá espinha, com as modernices d' agora  dizem  que é  violação sexual ?


...e eu, cá com meus 89 anitos, fui  ao Tribunal com dois GNRs  e lá eu  disse  muito contente que era CULPADO! 

-Atão ná é que a porra do Juiz me condenou  a 30 dias de cana  por  FALSO TESTEMUNHO?

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...