terça-feira, fevereiro 22, 2022

Parlamento aprova pedido de Putin para destacar tropas para o estrangeiro



 © iStock Governo russo disse na câmara alta do parlamento que não tinha mais opções além do uso da força.

O presidente Vladimir Putin pediu esta terça-feira à câmara alta do parlamento russo, o Conselho da Federação, permissão para usar a força do exército russo fora do território nacional. A notícia surge menos de 24 horas depois de Putin ter autorizado a mobilização de tropas nas repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk.

Segundo noticia a Associated Press, o pedido foi feito esta tarde e refere o The Guardian que já foi aprovado.

Durante o pedido do governo liderado por Putin, transmitido no site do parlamento, um dos secretários de Estado da Defesa disse que o executivo ficara sem opções diplomáticas.

Segundo o The Guardian, a autorização entra imediatamente em vigor e o governo pode começar a mobilizar tropas.

À Sky News, um dos deputados, Konstantin Kosachyov, garantiu que a medida não é um prelúdio para a guerra e invasão na Ucrânia, mas apenas uma mobilização para "evitar a grande guerra que os EUA e a Ucrânia parecem querer".

Na segunda-feira, Vladimir Putin reconheceu oficialmente a independência das repúblicas separatistas de Luhansk e Donetsk, a leste da Ucrânia, e declarou que a ideia da existência da Ucrânia foi criada pela Rússia durante a União Soviética.

A iniciativa foi vista como provocatória pelos aliados no Ocidente, da Europa aos Estados Unidos, e a mobilização de tropas russas para a "manutenção da paz" nos dois territórios separatistas teve como reação a imposição de sanções - nomeadamente na Alemanha, que interrompeu a certificação do gasoduto Nord Stream 2.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

segunda-feira, fevereiro 14, 2022

Santos Silva quer ser Presidente da Assembleia da República

 


 Swipe News, SA Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva não deverá continuar com a pasta dos Negócios Estrangeiros no novo Governo e está interessado no cargo de presidente da Assembleia da Repúblicagarante o Correio da Manhã (acesso pago). O jornal assegura ainda que o atual ministro terá em vista, daqui a quatro anos, uma candidatura à Presidência da República.

Com esta evolução, pode cair o nome de Edite Estrela para a segunda principal figura do Estado, como vinha a ser noticiado nos últimos tempos. Já a pasta dos Negócios Estrangeiros poderá ficar com António Sampaio da Nóvoa, ex-candidato presidencial em 2016.

António Costa teria em vista que o atual ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, assumisse a tutela da política externa, mas encontrou resistência de Belém. Isto já que Cravinho ultrapassou o Presidente da República ao anunciar, em setembro passado, a nomeação do vice-almirante Gouveia e Melo para chefe do Estado-Maior da Armada.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok



Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...