sábado, novembro 20, 2021

Muros, migrações e manif's anti-medidas COVID19

Nosso comentário:


A propósito destas questiúnculas das migrações que geram muros, tiros, mortes, fronteiras cerradas, ausência de solidariedade, incompetência, a par da inoperância das instituições humanitárias, vem a propósito um excerto de um poema meu, que deixo abaixo.
Também podem incluir-se os casos de extrema violência que, seja em casa ou junto da casa de cada um ocorrem todos os dias: violência doméstica, racismo, xenofobia, etc.
Ainda os exageros das manifestações anti-medidas COVID19.
Estamos em 2021 meus senhores, há liberdade sim senhor, mas não pode valer tudo. Ainda hoje na Áustria numa manifestação anti medidas COVID19 aconteceu aquilo que uma alta individualidade do país designou por ORGIA DE DESTRUIÇÃO.
Muito triste!!!
AEP/



Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, novembro 09, 2021

Vai levar a terceira do se da vacina? saiba o que esperar

 

É o seu caso?© Shutterstock É o seu caso?

Os efeitos secundários da terceira dose da vacina contra a Covid-19 são "significativamente mais leves" do que os observados nas primeiras doses, revelam dados do Ministério de Saúde Israelita.

A reação mais comum à dose de reforço é a fadiga, relatada por 86,6 pessoas por milhão, em comparação com 271,8 e 251,1 por milhão após a segunda e primeira doses, respetivamente. A dor no local da vacina afetou 42,7 pessoas por milhão na terceira dose, contra 222,9 e 514,3 nas primeiras doses. Os dados referem-se a aproximadamente três milhões de cidadãos.

Para já, só foram detetadas 19 situações consideradas graves, mas a ligação à vacina ainda está a ser avaliada. O Ministério da Saúde israelita afirma que "os efeitos secundários após a toma da terceira dose foram detetados numa pequena percentagem de adultos com 60 anos ou mais e estão em linha com os sintomas relatados após as duas primeiras doses. Geralmente, incluem dor no local da vacina, dor de cabeça, febre, calafrios e dores musculares".

Num relatório divulgado a 28 de setembro, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reforçou a mesma tese. O CDC indicou que os efeitos surgem 48 depois da toma da vacina, são leves a moderados e duram pouco tempo. 

Em relação aos sintomas mais comuns, 22 mil pessoas referiram ter sentido dores no braço (71%). Mais de metade (56%) dos que preencheram o inquérito da CDC relataram fadiga e 43,4% dizem ter tido dor de cabeça. Outros 7% referiram ter tido dor generalizada intensa, 2% necessitaram de assistência médica e 13 pessoas foram hospitalizadas

Em Portugal, recorde-se, as pessoas com 75 ou mais podem já efetuar o pedido de autoagendamento para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a SARS-CoV-2,  através do portal Covid-19. 

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

segunda-feira, novembro 01, 2021

A esta hora da noite...



 Nota do autor do blogue: Divulgo hoje um "textinho" que, ao que parece, tem tido bastante aceitação por quem o lê. Trata-se de um texto que saíu ao correr das teclas, num sítio da net onde se podia escrever. Escrevi como é natural em mim, gosto de escrever, de opinar, de fazer da escrita uma forma benigna de passar algum do meu tempo.

Tenho muitas coisas escritas, a maioria em formato de poesia, publicadas por mim na Editora Bubok com sede em Madrid. António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

Para muitos dos meus leitores não é novidade nenhuma, para outros será. 

Deparo-me agora, para além de continuar a escrever poesia, com dois desafios: 

1. Que fazer dos textos em prosa que tenho escritos e não publicados.

2. Que fazer de uma espécie de "citações minhas", uma compilação tipo "best of" dos meus escritos.

Bom, para já partilho então o tal "textinho" que está a colher simpatias por aí...


A esta hora da noite: 


O que pode querer-se a esta hora da noite? lá fora está escuro, não há ninguém, em casa é hora de sono mas o sono não vem. Abro o computador, sempre faz companhia, que hei-de eu fazer a esta hora da noite? ver se há alguém? sem sono também, a querer trocar um pedaço de noite enquanto o sono vem?

olho o ecrã, estou a cismar também a pensar o que faço aqui.

deserto na net, um espaço aberto que abriu quando entrei e pas-me-se só que o que apenas faço é estar desperto a debitar algures um texto incerto. Escrevo o que sai, o nada é o pretexto, sem rodeios nem prosas, sem cravos nem rosas nem cheiros de flores, muito menos canteiros, prenhes de amores.

Só espero que entretanto o sono seja tanto e tanta a moleza que mesmo onde estou encoste a cabeça e faça ó ó.


Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...