sábado, agosto 28, 2021

Portugal a natalidade e os imigrantes

 


Comentário do autor do blog:


A fotografia acima foi tirada hoje por mim quando tomava algures num café de Lisboa a chamada bica da manhã.

Ao manusear os pacotinhos de açúcar, reparei nos dizeres dos mesmos.

Não podiam vir mais a propósito. 

Portugal é um país atualmente com poucos nascimentos, ou seja, a renovação que vem sendo feita da população não corresponde o suficiente para colmatar o inevitável envelhecimento sistemático da população.

Ora, ante a escassez de nascimentos no país e natural envelhecimento das populações, é óbvio que a imigração de pessoas, de diversas proveniências será muito bem vinda.

Lembrei-me das ondas de migrantes que assolam a Europa, uns por umas razões, outros por outras. Agora o próprio Afeganistão. 

Procuram trabalho uns, proteção outros, possibilidades de investimento outros... e assim por diante.

Em minha opinião e tendo em conta as breves mas certeiras palavras dos pacotinhos de açúcar da foto temos todas as razões e mais uma, para receber de braços abertos essas populações migrantes que procurem viver e trabalhar em Portugal.

Todos não seríamos demais.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok



segunda-feira, agosto 23, 2021

Agosto, 23, dia da reunificação alemã e muito mais!!!

 


No dia 23 de agosto de 1990, a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã anunciam a reunificação, que viria a ocorrer a 3 de outubro do mesmo ano.
A 23 de agosto assinala-se a reunificação da Alemanha, que neste dia manifesta a intenção de acabar com as cisões. O Parlamento da RDA aprova a reintegração do país na RFA, a partir de 3 de outubro de 1990. Após as primeiras eleições livres na RDA, a 18 de março de 1990, as negociações entre as duas Alemanhas culminaram no Tratado de Unificação, que viria a ser assinado no dia 31 de agosto daquele ano. O Tratado da Unificação concedia independência plena ao Estado alemão reunificado, pondo fim à RFA e RDA, já numa altura em que o Muro de Berlim ruía.
O Muro de Berlim foi construído pela RDA, durante a Guerra Fria, e circundava toda a Berlim Ocidental, separando o país.
Além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: a RFA, constituída pelos países capitalistas liderados pelos EUA; e a RDA, formada pelos países socialistas próximos do regime soviético. A 23 de agosto o mundo recebe a notícia de que as Alemanhas seriam reunificadas. Neste dia, em 1939, Hitler e Stalin assinam um pacto de não-agressão, em caso de conflito mundial, exatamente um ano antes de, na II Guerra Mundial, os alemães darem início a um bombardeio a Londres.
Também a 23 de agosto de 2002, o Brasil ratifica o Protocolo de Quioto, tornando-se no 81.º país a fazê-lo. E quatro anos mais tarde, é conhecida a terrível história da jovem austríaca Natascha Kampusch, libertada após 10 anos de sequestro.
Nasceram a 23 de agosto Luís XVI, rei da França (1754), Arthur Adamov, escritor e dramaturgo francês (1908), Giuseppe Meazza, futebolista italiano (1910), Gene Kelly, ator e bailarino norte-americano (1912), Oliveira Marques, historiador e professor português (1933), Glória Pires, atriz brasileira (1963), e Kobe Bryant, basquetebolista norte-americano (1978). Morreram neste dia Abu Bakr, o primeiro califa do Islão (634), William Wallace, patriota escocês (1305), Charles Augustin de Coulomb, físico francês (1806), Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro (1892), Rodolfo Valentino, ator italiano (1926), Alberto Cavalcanti, diretor brasileiro (1982), Stanford Moore, químico norte-americano (1982), e John Kendrew, bioquímico britânico (1997).

PS. Já agora, em jeito de homenagem, faço notar que também faz anos o ilustre fotógrafo português e meu grande amigo e conterrâneo Armando Cardoso. Um forte abraço para ele.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, agosto 17, 2021

As mulheres afegãs veem a sua vida totalmente condicionada.



 Conheça em baixo a lista de 29 proibições chocantes que os talibã impõem às mulheres:

- Completa proibição do trabalho feminino fora de casa. Apenas algumas médicas e enfermeiras têm permissão para trabalhar em alguns hospitais de Cabul;

- Completa proibição de qualquer tipo de actividade das mulheres fora de casa, a não ser acompanhadas pelo pai, marido ou irmão;

- Proibição de fazerem qualquer negócio com comerciantes homens;

- Proibição de serem tratadas por médicos homens;

- Proibição de estudarem em escolas, universidades ou qualquer tipo de instituição de ensino

- Obrigatoriedade de usar burka, cobrindo-as da cabeça aos pés;

- Açoites, espancamentos e abusos verbais contra as mulheres que não se vistam de acordo com as regras talibã ou contra as mulheres que não andem acompanhadas pelo seu pai, marido ou irmão;

- Proibição de rir em voz alta (nenhum estranho deve ouvir a voz de uma mulher);

- Proibição de usar sapatos de salto alto, que podem provocar som ao andar (nenhum homem pode ouvir os passos de uma mulher);

- Proibição de entrar num táxi sem o seu pai, marido ou irmão;

- Proibição de aparecerem na rádio, televisão ou reuniões públicas de qualquer tipo;

- Proibição de praticar desporto ou entrar em qualquer clube desportivo;

- Proibição ed andar de bicicleta ou motorizada;

- Proibição de usar indumentárias de cores vistosas. De acordo com os talibã são "cores sexualmente atractivas";

- Proibição de se reunirem para festividades ou eventos com propósitos recreativos;

- Açoites em público contra as mulheres que não ocultem os seus tornozelos;

- Apedrejamento público contra as mulheres acusadas de manter relações sexuais fora do casamento;

- Proibição do uso de maquilhagem;

- Proibição de falar ou estender a mão a homens que não sejam o pai, marido ou irmão;

- Proibição de lavarem roupa em rios e peças públicas;

- Modificação de nomes de ruas que incluam a palavra 'mulher';

- Proibição de assomarem às janelas e varandas dos seus apartamentos ou casas;

- Opacidade obrigatória de todas as janelas, para que as mulheres não possam ser vistas de fora nas suas casas;

- Proibição dos alfaiates de tirar as medidas às mulheres e de coser roupa feminina;

- Proibição de entrarem em casas de banho públicas;

- Proibição de viajarem no mesmo autocarro que homens;

- Proibição de usar calças, mesmo por baixo da burka;

- Proibição de se tirarem fotografias ou de filmarem mulheres. Não podem aparecer em fotografias e vídeos;

- Proibição de publicar imagens de mulheres em revistas e livros.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

quinta-feira, agosto 12, 2021

O Cavalo de Tróia apareceu?




O Cavalo de Troia foi um grande cavalo de madeira construído pelos gregos durante a Guerra de Troia, como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia, cujas ruínas estão em terras hoje turcas. Tomado pelos troianos como um símbolo de sua vitória, foi carregado para dentro das muralhas, sem saberem que em seu interior se ocultava o inimigo. À noite, guerreiros saem do cavalo, dominam as sentinelas e possibilitam a entrada do exército grego, levando a cidade à ruína. A história da guerra foi contada primeiro na Ilíada de Homero, mas ali o cavalo não é mencionado, só aparecendo brevemente na sua Odisseia, que narra a acidentada viagem de Odisseu de volta para casa. Outros escritores depois dele ampliaram e detalharam o episódio, tal como Virgílio principalmente no seu escrito Eneida, no livro II.

O cavalo é considerado em geral uma criação lendária, mas não é impossível que tenha realmente existido. Pode, mais provavelmente, ter sido uma máquina de guerra verdadeira transfigurada pela fantasia dos cronistas. Seja como for, revelou-se um fértil motivo literário e artístico, e desde a Antiguidade foi citado ou reproduzido vezes incontáveis em poemas, romances, pinturas, esculturas, monumentos, filmes e de outras maneiras, incluindo caricaturas e brinquedos. Várias reconstruções conjeturais do cavalo foram feitas em tempos recentes. Tornou-se também origem de duas conhecidas expressões idiomáticas: "cavalo de Troia", significando um engodo destrutivo, e neste sentido denomina atualmente uma espécie de vírus de computador, e "presente grego", algo recebido aparentemente agradável mas que acarreta consequências funestas.

(Texto retirado da Wikipedia)

Seja como for, lenda ou realidade, acaba de ser noticiada uma descoberta histórica de Arqueólogos: 

-Eles acharam uma estrutura feita de madeira que pode ter pertencido ao Cavalo de Troia. O achado foi feito sobre ruínas de uma cidade antiga, nas colinas de Hisarlik, território que pertence à Turquia.

De acordo com informações do site Greek Reporter, os testes feitos pelos cientistas mostram que a estrutura foi do período da Guerra de Troia e fornecem dados que corroboram com ideias de registros de historiadores da época.

Segundo informações do UOL, as escavações foram até 15 metros de profundidade. Depois da descoberta, os professores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, Christine Morris e Chris Wilson, apontaram um “alto nível de confiança” que a estrutura tenha sido parte do Cavalo de Troia.

PS. Cuidado com as temperaturas do fim de semana.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok


segunda-feira, agosto 09, 2021

Ânforas antiquissimas produzidas em Portugal descobertas no mar da Sicília!!!

Nota breve do autor do blogue: Mais do que uma medalha de ouro, prata ou bronze nos jogos olímpicos. Um orgulho para Portugal. Vejam só esta maravilhosa descoberta por um conjunto de investigadores havida no mar da Sicília.

Um espanto!

Uma equipa de investigadores localizou a quase cem metros de profundidade no mar da Sicília, sul de Itália, um barco romano datado entre os séculos IV e V, que naufragou carregado de ânforas, vindo da Península Ibérica.

Uma equipa de investigadores localizou a quase cem metros de profundidade no mar da Sicília, sul de Itália, um barco romano datado entre os séculos IV e V, que naufragou carregado de ânforas, vindo da Península Ibérica.© DR Uma equipa de investigadores localizou a quase cem metros de profundidade no mar da Sicília, sul de Itália, um barco romano datado entre os séculos IV e V, que naufragou carregado de ânforas, vindo da Península Ibérica.

A descoberta aconteceu a 98 metros de profundidade nas águas das ilhas Égadas, junto à cidade costeira de Trapani, no extremo ocidental da Sicília, segundo os media locais, citados pela agência espanhola EFE.

Mais de 1.500 anos após o naufrágio, a embarcação romana guarda numerosas ânforas do tipo Almagro 51C (produzidas em Portugal), usadas frequentemente para o comércio de 'garum', um molho de peixe fermentado de origem ibérica muito apreciado em todo o império.

A zona onde foi feita a descoberta está a ser rastreada por uma equipa de investigadores a bordo do navio 'Hércules' da fundação RPM Nautical, uma operação coordenada pela Superintendência do Mar do Governo regional siciliano e pela Universidade de Malta.

A superintendente Valeria Li Vigni festejou esta "excecional descoberta" e apontou que serve para demonstrar que o mar da Sicília é "uma fonte inesgotável de micro-histórias" que ajudam a conhecer a história de todo o Mediterrâneo.

A embarcação romana foi localizada graças à tecnologia de sonar e a avançadas ferramentas robóticas como submarinos teleguiados, que recolheram dados que vão permitir que seja replicada em três dimensões no próximo ano, segundo os investigadores.

A fundação desenvolveu duas operações de busca nesta zona com o objetivo de encontrar reminiscências arqueológicas da batalha das ilhas Égadas, que em meados do século III a.C. (antes de Cristo) pôs fim à primeira das três Guerras Púnicas, que opuseram o império romano a Cartago pelo domínio do mar Mediterrâneo.

No passado mês de julho foram encontrados dois esporões de bronze que se colocavam na proa das galeras para atacar as embarcações inimigas.

Nos últimos meses foram recuperados 18 esporões, dois cartagineses e 16 romanos, para além armaduras de soldados e até uma espada, entre outros artefactos.

No final de julho foi também encontrada uma embarcação romanda data do século II a.C., que naufragou junto a Isola de Femmine, frente à cidade de Palermo, que continha ânforas presumivelmente usadas para o transporte de vinho.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, agosto 03, 2021

Benfica em Moscovo na corrida aos milhões da Liga dos Campeões

 O Benfica inicia quarta-feira, no reduto do Spartak Moscovo, a corrida à prestigiada e milionária Liga dos Campeões em futebol, sendo que, além de ultrapassar os russos, ainda tem de superar PSV Eindhoven ou Midtjylland.

O Benfica inicia quarta-feira, no reduto do Spartak Moscovo, a corrida à prestigiada e milionária Liga dos Campeões em futebol, sendo que, além de ultrapassar os russos, ainda tem de superar PSV Eindhoven ou Midtjylland.© Global Imagens O Benfica inicia quarta-feira, no reduto do Spartak Moscovo, a corrida à prestigiada e milionária Liga dos Campeões em futebol, sendo que, além de ultrapassar os russos, ainda tem de superar PSV Eindhoven ou Midtjylland.

Depois de na época passada ter falhado o que seria uma 11.ª presença consecutiva na fase de grupos, os 'encarnados' tentam o regresso, no segundo ano da segunda 'era' Jorge Jesus, que, em 2020/21, viveu a pior das suas sete épocas na Luz.

As 'águias' acabaram o campeonato no terceiro lugar, perderam na final da Taça de Portugal e nas meias-finais da Taça da Liga com o Sporting de Braga e caíram face ao FC Porto na Supertaça, isto depois do arranque com o desaire na 'Champions'.

Numa terceira pré-eliminatória a um só jogo, culpa da pandemia da covid-19, o Benfica caiu por 2-1, com a ajuda do seu ex-jogador Zivkovic, no reduto do PAOK Salónica, então treinado pelo português Abel Ferreira, que, entretanto, rumou ao Palmeiras.

Um ano volvido, os 'encarnados' também começam a época fora, num jogo da terceira pré-eliminatória da 'Champions' e frente a um técnico luso, desta vez Rui Vitória, que orientou o Benfica de 2015/16 a 2018/19, sucedendo precisamente a Jorge Jesus.

Os confrontos entre ambos ficaram para a história, sobretudo na primeira época de Vitória no Benfica, com Jesus a começar em 'grande', com três triunfos, incluindo um 3-0 na Luz, mas Vitória a rir por último, com um 1-0 em Alvalade que valeu o '35'.

Agora, está em jogo a continuidade na corrida à entrada na principal competição europeia, a 'Champions', que vale milhões e prestígio, pois é onde 'moram', ano após a ano, os melhores -- Cristiano Ronaldo joga-a consecutivamente desde 2003/04 e Lionel Messi, que nunca atuou noutra, desde 2004/05.

O Spartak Moscovo, vice-campeão russo na temporada transata, chega mais rodado, pois já cumpriu dois encontros no seu campeonato, tendo perdido por 1-0 na estreia, no reduto do Rubin Kazan, e triunfado na segunda ronda, também fora, por 1-0, face ao Krylya Sovetov, graças a um penálti de Sobolev.

Por seu lado, o Benfica ainda não cumpriu qualquer jogo oficial -- só se estreia no sábado na I Liga - e está ainda com o plantel em 'acabamentos', sendo que o último reforço, o avançado ucraniano Yaremchuk estará ausente do confronto de Moscovo.

Jorge Jesus, que levou 25 jogadores à Rússia, tem, porém, muitas opções, incluindo vários reforços, casos de João Mário, campeão pelo Sporting em 2020/21, Souhaliho Meité (ex-Torino) e Gil Dias (ex-Mónaco).

Ao contrário do que sucedeu em 2020/21, o primeiro encontro da época não decide -- pelo menos matematicamente -- a eliminatória, que só fecha em 10 de agosto, espera-se com o regresso do público ao Estádio da Luz, ainda que com restrições.

O duelo de 2021/21 será o segundo entre as duas equipas, depois do duplo confronto na fase de grupos da 'Champions' de 2012/13, com dois triunfos caseiros, dos russos por 2-1 (Lima marcou pelo Benfica) e do 'onze' de Jesus por 2-0 ('bis' de Cardozo).

O terceiro encontro entre Spartak Moscovo e Benfica, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, realiza-se na quarta-feira, pelas 20:00 locais (18:00 em Lisboa), com arbitragem do espanhol Carlos del Cerro Grande.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...