quinta-feira, agosto 30, 2018

Já nada é o que era (?)

Joana Ribeiro 
é a próxima a trocar de camisola no campeonato televisivo. A atriz, descoberta em Dancin’ Days, anunciou esta quarta-feira (29) que vai deixar a SIC e rumar à TVI.

Nosso comentário:

Há quem diga que já nada é o que era, que o que ontem era verdade hoje não é, que o que era prática de antanho, hoje deixou de ser… e assim por diante.
Na verdade assim parece ser. 
Na política, na vida sindical, na vida familiar, no simples encarar cada pequena tarefa do dia a dia.
Tudo mudou muito. 
Diz-se até que as mulheres estão mais masculinas, os homens mais femininos, as crianças mais mimadas, e assim por diante.
Um facto muito badalado e de grande mediatização é o que atualmente se passa no mundo do desporto, designadamente no futebol.
Diz-se à boca cheia que já não há amor à camisola (do clube claro) que o que conta mesmo é o dinheiro e, que o clube que pagar mais, será o novo "clube de coração".
Também na vida profissional parece assistir-se cada vez mais a um encaminhar dos indivíduos para onde há dinheiro. Não importa muito onde, se longe se perto. 
Aquele emprego certo (para a vida)  mas mal remunerado já não agrada.
Muito mais ambição, sem dúvida. 
Logo…  escolhas, escolhas, escolhas.
Quem dá mais? onde se ganha mais?
Veja-se a dança/disputa que agora é notícia, a par dos atletas de todas as modalidades, dos profissionais de televisão, dos gestores, etc etc.
As escolhas são muitas, as oportunidades aumentam, o mundo avança assim. 
Diminui o amor à camisola sem dúvida, muda-se para o emprego que dá mais, o que parece censurável numa ótica lamecha antiga.
Todavia, apesar das novas modas, o Benfica hoje mesmo ganhou por 4-1 aos gregos e apurou-se para a Liga dos Campeões.
E assim, tal como no antanho, nos tempos de glória do Eusébio, Coluna, Águas e companhia, em que haveria supostamente mais amor à camisola … apesar disso, mesmo supostamente com menos amor à camisola e maior fluência de entradas e saídas de atletas, o Benfica está igualmente entre os maiores da Europa.
Portanto, termino de uma forma radical: Viva o Benfica, o resto que se lixe!


António Esperança Pereira

domingo, agosto 26, 2018

Fim das férias. E agora?


Nosso comentário:

Quase a terminar Agosto, o que para muitos significa que as férias estão a chegar ao fim, é bom avivar  a esperança na continuação de boas práticas de descontração e entretenimento.
É fundamental pensar a vida leve, mesmo que nem sempre seja fácil.
Por isso mesmo, para que não vejamos na vida só preocupações, trabalho duro, chatices, há que fomentar a esperança de que há mais férias para além das férias.
De que há mais bem bom, para além do bem bom.
Refiro-me a certas práticas agradáveis que podem ter alguma permanência em todo o tempo, mesmo nos tempos duros de trabalho e outras canseiras.
Deixo por isso mais abaixo algumas dicas para ajudar a não se perder o foco em múltiplas possibilidades gratificantes que existem para além da tal "vida dura".
Possibilidades essas que podem muito bem complementar e melhorar a qualidade dos dias e meses que se aproximam.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira




quarta-feira, agosto 22, 2018

Quanto não vale um bonito sorriso!!!

Nosso comentário:
A beleza dos trajes de um desfile das Festas da Senhora da Agonia é inquestionável.
Todavia hoje não falo desses maravilhosos desfiles e trajes. 
Destaco apenas algo que nem tem a ver com o desfile, ou melhor até tem :-) 
Eu conto:
-Alguém que me é muito próximo familiarmente teve a amabilidade de partilhar comigo via email um bonito momento que lhe aconteceu.
Dado ser meu timbre valorizar muito a emoção, o sentimento, o belo, o ato intuitivo, passou-me pela cabeça tornar público este momento. Trata-se de um mail a mim enviado por esse alguém, que num primeiro momento até se esqueceu da foto geradora da tal emoção, do tal sentimento, da tal beleza, mas que logo corrigiu tal lacuna com um segundo mail. 
Este sim traria a tão bonita imagem geradora de um belo momento nas Festas da Senhora da Agonia (Viana do Castelo)

PS. As palavras abaixo, embora poucas, são dos mails de quem viveu o momento. Para ele o meu abraço!
António Esperança Pereira


segunda-feira, agosto 20, 2018

Fim de férias


Amanhã é seguramente o fim de férias para alguns, pois é uma segunda-feira, dia 20 de Agosto de 2018.
Há assim que agarrar o trabalhinho, já que a remuneração que com ele se aufere é importante, quiçá na maioria dos casos o único "ganha pão" que se tem.
Umas férias agradáveis são sempre maravilhosas, pelo que o seu fim gera sentimentos diversos. Por um lado, podem surgir ideias positivas de um recomeço, de uma mudança, de incorporar na vida caminhos estimulantes, entusiasmo… por outro, o fim de férias não deixa de ser aquele fim de "alguma coisa" que não mais se repetirá, gerador portanto de uma certa apreensão, nostalgia até. 
Seja como for, o mais importante é mesmo estar-se onde se está e fazer o que se tem que fazer. Sem complicar muito, sem cogitar demasiado.
Para amenizar cada regresso desse suposto "paraíso" que são as férias, deixo duas "coisinhas" que tinha aqui no baú. 
Espero assim colmatar qualquer pequena nostalgia que tenha ficado.
Bom trabalho!
António Esperança Pereira






sexta-feira, agosto 17, 2018

"Momentos de mim", já disponível!



detalhes do produto:
  • Autor: António Esperança Pereira
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 99
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN eBook em PDF: 978-84-685-2665-2
    ISBN Acabamento em capa mole: 978-84-685-2664-5

Sinopse:

A inspiração que acontece. A vida de altos e baixos. A luta do dia a dia. A fantasia necessária. A sobre (vivência) com pequenos nadas. o desejo absurdo. A saudade permanente. A necessidade de criar. A obrigatoriedade de existir. O retiro do herói. A migalha que não chega. Intimidades. A inquietude de ser.

Link:
https://www.bubok.pt/livros/11506/MOMENTOS-DE-MIM-fatalismo-do-tempo-a-saudade-e-o-fado

Nota do autor do blog: Hoje partilho alguns elementos do meu novo livro de poemas: "Momentos de mim" (fatalismo do tempo, a saudade e o fado)
Pode ser visto copiando e colando o link acima, ou clicando no link do autor em baixo, onde poderão ter acesso a outras obras.
António Esperança Pereira




domingo, agosto 12, 2018

Fernanda, Raul e José, quem são?


Nosso comentário: 

Faz tempo já que não partilho aqui no blog uns nacos de cultura que preenchem a toma da bica (café expresso) num determinado café de Lisboa.
Pois bem, hoje nesse café guardei três pacotinhos de açúcar portadores de outros tantos flashes da série "100 EVENTOS MARCANTES DA HISTÓRIA DE PORTUGAL".
Estes nacos de cultura, escritos nos pacotinhos de açúcar, dão corpo ao título genérico atrás mencionado e são da responsabilidade e iniciativa dos afamados cafés "CHAVE D'OURO".
Acho bem haver empresas/entidades com iniciativas semelhantes. Parecendo "coisa pouca", todavia, para um povo que andou décadas e décadas arredado do mundo da cultura, tudo vale a pena para melhorar o défice acumulado que infelizmente ainda é notório.
Aí ficam fotos que tirei aos pacotinhos de açúcar lançados pelos cafés "CHAVE D'OURO".
Desejo uma ótima semana para todos,
António Esperança Pereira



quinta-feira, agosto 09, 2018

O menino Joãozinho e 3 pedreiros


Breve nota do autor do blog:


É tempo de férias para a maioria dos leitores, pelo deixo duas anedotas para servirem como entretenimento num tempito em que não se tenha mais para fazer.
Uma das graçolas contempla o menino Joãozinho, celebérrimo miúdo que prima pela "diferença de comportamento" e que dá nome a tantas piadas dos tempos de riso das nossas vidas.
A outra versa três pedreiros que simplesmente têm maneiras diferentes de interpretar a mesma coisa.
Espero que gostem.
António Esperança Pereira



Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...