terça-feira, outubro 28, 2014

Crítica da Razão Negra


Nosso comentário:

Divulgo um livro de Achille Mbembe "Crítica da Razão Negra" que, tal como o próprio título indica, se trata de uma obra de leitura obrigatória dentro da temática "racismo". 
Mas o melhor é ler o texto abaixo e, quem se interessar por este tema, tem uma boa oportunidade de actualizar os conceitos sobre uma problemática que afecta as sociedades contemporâneas e cujos desenvolvimentos convém seguir de perto.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Novidade Não consegue visualizar o email?
Veja no browser.

CRÍTICA DA RAZÃO NEGRA

Achille Mbembe


Antígona

cultiva a inteligência,
não deixes morrer a revolta

Tradução Marta Lança


Obra erudita e iconoclasta de um dos maiores teóricos do pós-colonialismo, Crítica da Razão Negra aborda a evolução do pensamento racial na Europa, resgatando o conceito de Negro e de homem-mercadoria. Num mundo em que o neoliberalismo e a reactivação da lógica das raças que ele engendra desencadeiam a universalização tendencial da condição negra — convertendo o Negro no paradigma de uma humanidade subalterna —, Achille Mbembe apresenta-nos um verdadeiro programa filosófico e denuncia modelos de submissão, depredação e exploração. Inconformada com um quotidiano em que se sujeita ainda o semelhante à lógica mercantil que fora em tempos a da plantação e a da colónia, Crítica da Razão Negra considera urgente a descolonização mental da Europa outrora dominante para combater um fenómeno à escala planetária: o racismo global tecido pelo capitalismo selvagem, no qual todos seremos os novos «negros».

Achille Mbembe é professor de História e de Ciência Política na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, e lecciona na Universidade Duke, nos EUA. Um dos pensadores contemporâneos mais prolíficos e activos, tem uma extensa obra publicada sobre história e política africanas, na qual explora os temas do poder e da violência. É autor de De la postcolonie — Essai sur l’imagination politique dans l’Afrique contemporaine (2000) e de Sortir de la grande nuit – Essai sur l’Afrique décolonisée (2010).

312 pp | pvp 18€
ISBN 
978-972-608-254-5


Nas livrarias a partir de 10 de Novembro



Siga-nos no facebook Facebook

 




Antígona
Rua Gustavo de Matos Sequeira, 39 – 1.º
1250-120 Lisboa | Portugal
t 21 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona.pt

Desejo sair da lista de contactos

domingo, outubro 26, 2014

Ébola e outras matanças...


Nosso comentário:

Algumas notas sobre a epidemia em curso pelo nosso já tão conturbado mundo. Faltava esta para nos pôr ainda mais circunspectos em relação ao actual momento nacional e internacional.
Convém ler este documento divulgado pela "Galp energia".
Fala-se em milhares de mortos aqui e ali como quem fala de tordos ou perdizes. Tal como os mortos causados pela aviação americana ou israelita, para não citar outras, nos sítios onde têm vomitado metralha. Nem está em causa a justeza ou não das causas em que se empenham, ou igualmente argumentar-se de que ninguém tem culpa de que o Ébola tenha preferido instalar-se em países pobres.
Mas sem dúvida, quer o Ébola quer os bombardeamentos citados são apenas alguma exemplos para quem está atento ao mapa da fome e da miséria, de que há mesmo os que vivem apenas à espera que a morte chegue de uma qualquer maneira... 
E outros pavoneando-se no fausto e na grandeza exageradas que causam arrepios a qualquer ser humano que tenha "dez reis" de inteligência e coração.
Afinal, a falta que faz um Deus que pudesse ver e corrigir isto!


Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quinta-feira, outubro 23, 2014

SUPER PROMOÇÃO - ANTOLOGIAS (AUTOR)


https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fshoutout.wix.com%2Flp%2Fe12ce3ae-b11b-4544-9fd0-3f02e8a9f0c9%3Frender%3D1%23%2Fmain https://twitter.com/home?status=http%3A%2F%2Fshoutout.wix.com%2Flp%2Fe12ce3ae-b11b-4544-9fd0-3f02e8a9f0c9%3Frender%3D1%23%2Fmain http://pinterest.com/pin/create/button/?url=http%3A%2F%2Fshoutout.wix.com%2Flp%2Fe12ce3ae-b11b-4544-9fd0-3f02e8a9f0c9%3Frender%3D1%23%2Fmain&media=http://static.wix.com/media/a166cd_ca0ffc7020a74053af6e84c5bcaa9bdb.jpg&description=SUPER%20PROMO%C3%87%C3%83O http://www.nospoetaseditamos.net/
Nota: Divulgo esta super-promoção porque sou co-autor de alguns dos livros que ora são divulgados pela Editora NPE nesta mega promoção. Caro leitor, aproveite!
Fiquem bem,

António Esperança Pereira

segunda-feira, outubro 20, 2014

A Troika, a Maioria e a geografia da mulher.


Nosso comentário:

Continuação de tempos conturbados, a gente já nem sabe o que há-de dizer a respeito.
Liga-se a televisão. é cada vez mais do mesmo. A gente a ver que as coisas vão de mal a pior, que este país daqui a pouco já não tem nada de seu, tal a sangria do seu património...
Todavia, não falta a propaganda em contrário, enchendo-nos os olhos com comentadores do "regime" dizendo-nos a torto e a direito que assim é que é o caminho certo, que há que empobrecer ainda mais e mais os portugueses.
Tratam-nos assim como se fossemos tolos.
Mas hoje sabem-se as verdades por meios diversificados e pelo menos duas notícias não passaram em branco. Duas notícias que dizem bem de como está o nosso Portugal.
Já nem falo no estado da Justiça e da Educação, que considero no limiar de uma vergonha nacional institucionalizada.
-Uma, foi o aumento da pobreza, segundo dados insuspeitos do INE (Instituto Nacional de Estatística) 
-Outra, o aumento de milionários (pasme-se só) nestes anos de governação e de Troika.
Por tudo isto, continuo a pensar que enquanto não se vislumbrar algo melhor, que nos devolva a esperança, a auto-estima nacional em grande risco, que o humor pode ser um bálsamo neste deserto obrigatório. Sim porque eles estão todos do mesmo lado: Troika, Presidente da República, Governo e Assembleia da República...apesar de uma popularidade reduzida a quase ZERO.
Aí fica então, para quebrar a seriedade e fealdade destes tempos, um extracto de um e-mail que me foi enviado e que tem a sua piada.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Geografia da Mulher:


Entre 18 e 25 anos,
a mulher é como o Continente Africano:
uma metade já foi descoberta e a outra metade
esconde a beleza ainda selvagem e deltas férteis.


Entre 26 e 35,
a mulher é como a América do Norte:
moderna, desenvolvida, civilizada
e aberta a negociações.


Entre 36 e 40,
é como a Índia:
muito quente, relaxada e consciente da sua própria beleza.

Entre 41 e 50,
a mulher é como a França:
suavemente envelhecida, mas ainda desejável de se visitar.


Entre 51 e 60,
é como a Jugoslávia:
... empenha-se na reconstrução...


Entre 61 e 70,
ela é como a Rússia:
espaçosa, com fronteiras sem patrulha.
A camada de neve oculta grandes tesouros.


Entre 71 e 80,
a mulher é como a Mongólia:
com um passado glorioso de conquistas,
mas com poucas esperanças no futuro.


Depois dos 81,
ela é como o Afeganistão:
quase todos sabem onde está,
mas ninguém quer ir até lá.




Geografia do Homem:

Entre os 15 e os 80 anos,

o homem é como CUBA:
governado por um só membro...!!!



quarta-feira, outubro 15, 2014

Estádio da Luz, Benfica, Lisboa!


Nosso comentário:

Seleccionei esta notícia, não só pelo que ela significa para o Benfica e os benfiquistas mas para os portugueses em geral.
Ainda hoje fui tomar café às instalações do Estádio da Luz. 
Devo dizer que vou lá várias vezes. 
Aproveito o estacionamento gratuito de duas horas e sabe bem caminhar pelos arredores depois de me consolar com o saboroso café normalmente tomado ao som de vozes próprias de treinos de futebol. 
Os arredores são amplos e têm de tudo um pouco.
Hoje mesmo eu salientara, ao passar pelas instalações sólidas e modernas do museu Cosme Damião, dos Pavilhões Gimnodesportivos, do imponente Estádio de Futebol, etc. etc. a grandeza de uma obra desta envergadura. Grandeza, sem dúvida que há que se olhar, ver e admirar...independentemente da cor clubística.
Por tudo isto, o justificado relevo que dou à notícia que ora mesmo li vinda de um jornal francês "L' Equipe.
Parabéns Benfica, parabéns Portugal!

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Votação Há um estádio português entre os melhores

O jornal francês L’Equipe promoveu uma votação online sobre os melhores estádios europeus. Há apenas um português entre os dez melhores: o Estádio da Luz, que ocupa o quarto lugar.
DESPORTO
Há um estádio português entre os melhores
DR
O Estádio da Luz, em Lisboa, é o único português a constar numa lista dos melhores estádios europeus hoje divulgada pelo L’Equipe, que promoveu a votação online.
PUB
Na lista elaborada pelo jornal francês constam os seguintes estádios:  Wembley (Londres), Emirates Stadium (Londres), Old Trafford (Manchester), Anfield (Liverpool), San Siro - Giuseppe-Meazza (Milão), Juventus Stadium (Turin), Camp Nou (Barcelona), Santiago-Bernabeu (Madrid), Signal Iduna Park (Dortmund), Allianz-Arena (Munique), Stade de France (Saint-Denis), Parc des Princes (Paris), Stade Pierre-Mauroy (Lille), Stade Vélodrome (Marseille), Estádio Da Luz (Lisboa), Amsterdam Arena (Amsterdão), Celtic Park (Glasgow), Turk Telekom Arena (Istambul), Loujniki (Moscovo), e St James' Park (Newcastle).
O único português, o estádio do Benfica, ocupa a quarta posição entre os melhores da Europa. Sendo que o pódio está a ser dominado pelos estádios franceses, com o Parque dos Príncipes, o Stade de France e o Pierre Mauroy (do Lille), a ocuparem os três primeiros lugares.
Se quiser participar nesta votação, aceda aqui.

sexta-feira, outubro 10, 2014

"Conto de Poetas Parte III", eu participo!


Nosso comentário:

Mais uma participação em uma ANTOLOGIA de autores, para mim quase sempre um acréscimo de vontade de continuar a escrever.
Nela partilho "quatro poemas" com mais dezassete autores.
Agradeço à Editora "Nós Poetas Editamos" a oportunidade que me oferece de poder usufruir de mais este excelente veículo, a Antologia, para dar a conhecer meus escritos comungando-os na diferença de estilos com tanta gente de valia.
Oxalá o público goste e acarinhe esta e outras iniciativas que valorizam e muito o património literário do nosso país.
Ficam duas fotos da capa e contra capa deste "CONTO DE POETAS Parte III"que, tanto quanto me é dado saber, estará já disponível no "site" da Editora.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



























Afinal Passos Coelho sabia...


Nosso comentário:

Em tempos conturbados e pouco equilibrados, diga-se, faz sempre bem uma anedotazita ainda que simples e quase inofensiva.
Atendendo aos passarões contemplados nesta mesma anedota, em boa verdade se diga que mereceriam anedotas bem mais apimentadas e assertivas.
Todavia, a simplicidade também é bem vinda e, às vezes é na simplicidade que mora a mensagem mais capaz de ficar e perdurar em todos nós.
Por isso a publico porque a brincar se dizem pequenas grandes verdades como é o caso. Verdades que afectam e de que maneira o estado em que Portugal se encontra.
Infelizmente...

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


A Suíça não é banhada por nenhum mar! Até o Passos Coelho parece que sabia que a Suíça não é banhada por nenhum mar...!!!


Numa reunião com o Presidente da Suíça, Passos Coelho apresenta os seus Ministros:

- Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro da Educação, este é o Ministro da Economia, esta é a Ministra da Justiça.... e por ai fora.


Chegou a vez do Presidente da Suíça:


-Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro da Fazenda, este é o Ministro da Justiça, este é o Ministro da Educação, este é o Ministro da Marinha ...

Nessa altura, Passos Coelho começa a rir feito parvo e diz:

- Desculpe Sr. Presidente, mas para que é que o senhor tem um Ministro da Marinha, se o seu país não tem mar?
E o Presidente da Suíça responde:



-Quando Vossa Excelência apresentou os Ministros da Justiça e da Educação, eu não ri... pois não?!

segunda-feira, outubro 06, 2014

No sofá do analista


Nosso comentário:

Em tempo de eleições renhidas no Brasil, nada melhor que um bom texto (porque faz rir) escrito em sotaque do País Irmão.
Recebi via e-mail tal textinho e publico tal como o recebi.
Oxalá achem piada tal como eu achei ao recebê-lo e lê-lo.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


NO SOFÁ DO ANALISTA

Cheguei à conclusão de que a origem de nossas neuroses está em nossos heróis da infância.
Agora é tarde…
Esses foram os ótimos exemplos que tivemos…

1) Cinderela - só chegava em casa à meia noite e sem um sapato. Muito doida!
2) Tarzan - corria pelado na selva e morava, literalmente, com uma macaca…
3) Aladim - era um ladrão vagabundo que só ficou "cheio da grana” porque achou o gênio da lâmpada…
4) Batman - dirigia a 320 km/h e tinha o Robin como "amigo inseparável" ...Ui !!…
5) Salsicha - do Scooby-Do, tinha voz de bicha apavorada, via fantasmas e conversava com um cachorro… ( Freud ia adorar isso !!…)
6) Zé Colméia e Catatau - eram cleptomaníacos pois roubavam cestas de pic-nic…
7) Pinocchio - era mentiroso pra cacete !…
8) Bela Adormecida - não trabalhava e só queria saber de dormir…
9) Branca de Neve - "a santinha”, morava, numa boa, com 7 homens (todos menores!)..
10) Olívia Palito - sofria de bulimia e ninguém falava nada.
11) Popeye - foi o primeiro a "se bombar" numa Academia, se empanturrar de energético em lata e ainda fumar um matinho bem suspeito !
12) Super Homem - doidão, via através das paredes, voava mais rápido que um avião e colocava a cueca por cima da calça.
13) Tio Patinhas - não abria a mão, nem para jogar peteca.
14) A Margarida - dizia que namorava o Pato Donald mas também saía com o Gastão.

Caramba !!…

Como querem que sejamos normais ??!!

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...